Timor-Leste: VI Jornadas Pedagógicas

Publicado em terça-feira, 12 outubro 2021 15:30

 O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), em articulação com a Faculdade de Educação, Artes e Humanidades e com a Embaixada de Portugal promove, no âmbito do Projeto FOCO.UNTL, as VI Jornadas Pedagógicas, que decorrem entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021 em diversos espaços, entre os quais o Campus Central da UNTL, o Arquivo & Museu da Resistência e a Embaixada de Portugal em Díli.

Este evento académico de natureza científica, cuja 1.ª edição ocorreu em 2016, congrega professores e estudantes universitários de vários departamentos da UNTL – Departamento de Formação de Professores da Educação Pré-Escolar, Departamento de Formação de Professores do Ensino Básico, Departamento de Ensino da Língua Portuguesa, do Centro de Língua Portuguesa, e ainda oradores externos, de Timor-Leste, Portugal, Macau, Brasil, entre outros.

A VI edição das Jornadas Pedagógicas têm três objetivos fundamentais:

- divulgar trabalhos de monografia realizados pelos alunos finalistas;

- apresentar comunicações ou pósteres no âmbito dos eixos definidos;

- partilhar iniciativas e projetos realizados ou em curso no domínio do PLNM (Português Língua Não Materna).

Neste evento promove-se um espaço plural de divulgação do conhecimento e de debate nas áreas da didática, da linguística, da educação digital, da cultura e literatura em PLNM. As Jornadas Pedagógicas procuram, portanto, pensar a língua portuguesa e o seu ensino no contexto asiático, particularmente em Timor-Leste, pela especificidade associada ao multilinguismo e multiculturalismo, como também de fatores relacionados ainda com o domínio de competências tecnológicas e didáticas.

As VI Jornadas Pedagógicas serão organizadas em sessões de comunicações assíncronas, disponibilizadas por vídeo, por parte dos oradores que estão no estrangeiro (em países como Portugal, Brasil e Macau), e em sessões de comunicações presenciais. O programa conta também com sessões plenárias, com a finalidade de apresentação de conferências por parte de convidados nacionais e internacionais, como Joaquim Coelho Ramos (Presidente do Instituto Português do Oriente), Isabel Poço Lopes (Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Macau) e Zacarias Costa  (Secretário Executivo da CPLP).

Este evento científico conta com o apoio do Banco Nacional Ultramarino, da Fundação Oriente em Timor-Leste, e do Arquivo & Museu de Resistência Timorense.

A inscrição de presenças e a informação relativamente às Jornadas Pedagógicas será atualizada na página do Facebook.

Programa