Timor-Leste: VIII Jornadas Pedagógicas - A Língua Portuguesa como Instrumento de Acesso ao Conhecimento | Chamada de trabalhos

Publicado em terça-feira, 18 abril 2023 16:49

O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (projeto FOCO.UNTL) promove as VIII Jornadas Pedagógicas, entre os dias 27 a 29 de setembro de 2023, em articulação com a Embaixada de Portugal, com o Gabinete de Pós-Graduação e Pesquisa e com a Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da UNTL.

A VIII edição das Jornadas Pedagógicas tem três objetivos fundamentais: divulgar trabalhos de monografia realizados por alunos finalistas; apresentar comunicações ou pósteres no âmbito dos eixos definidos; partilhar iniciativas e projetos realizados ou em curso no domínio da língua portuguesa.

Este evento, cuja 1.ª edição ocorreu em 2016, congrega professores e estudantes universitários de vários Departamentos da UNTL (Língua Portuguesa, Educação Pré-escolar, Formação de Professores do Ensino Básico), assim como convidados nacionais e internacionais.

O português é uma das línguas de maior projeção e crescimento no século XXI. Partilhada por uma imensa comunidade e enriquecida na grande diversidade das suas manifestações, é uma língua presente nos vários continentes, com cerca de 270 milhões de falantes espalhados pelos vários Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Deste modo, o português surge como opção privilegiada, designadamente entre as universidades dos países lusófonos, para a produção, difusão e partilha da ciência e do conhecimento académico. Existe hoje um número impressionante de instituições de ensino superior em países de língua portuguesa, que ronda as 2700, bem como um impressionante número de portais de conhecimento e repositórios de acesso livre.

A par das tradicionais questões sobre língua, linguística, literatura, cultura, didática, pretende-se que estas Jornadas Pedagógicas proporcionem também novas oportunidades de reflexão e debate sobre diversos outros tópicos, entre os quais se encontram os seguintes: o reforço do ensino do português e em português, nomeadamente em contexto académico; o discurso e a escrita sobre a(s) ciência(s); a tradução; o apoio da tradução científica; a crescente presença em bases de dados e repositórios internacionais de publicação e comunicação científica; a criação de canais próprios de divulgação e armazenamento de conhecimento; os desafios da inteligência artificial; a profusão de ferramentas digitais.

A submissão de resumos, no quadro da chamada de trabalhos, decorre até 14 de maio de 2023, devendo, para o efeito, ser utilizado o seguinte endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A iniciativa realiza-se sob a égide do Projeto FOCO.UNTL, cofinanciado e coexecutado pela UNTL e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.