Creditação

Os cursos da oferta de formação a distância do Camões, I.P. atribuem diversos tipos de certificados, de acordo com a natureza do curso. Assim:

  • Cursos de Português Língua Estrangeira: considerando que a certificação internacional da proficiência linguística em PLE é realizada por uma entidade autónoma (CAPLE), os cursos de PLE promovidos pelo Camões, I.P. atribuem aos alunos que o realizam com aproveitamento um certificado de frequência. Os alunos que pretendam a certificação internacional, poderão posteriormente realizar o respetivo exame, para o qual estes cursos os preparam.

  • Cursos de Especialização: a creditação destes cursos, realizados em parceria com universidades, é conjunta do Camões, IP e da respetiva universidade, e traduz-se num certificado com uma menção qualitativa e a referência ao número de ECTS (European Credit Transfer System), créditos atribuídos no âmbito do de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior. O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos é um sistema centrado no estudante e baseado no volume de trabalho requerido ao estudante para que este alcance os objetivos de determinado programa de estudos, definidos preferencialmente em termos de resultados de aprendizagem e competências.

  • Cursos de Formação de Professores: estes cursos são creditados pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC), a quem compete, nos termos do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, proceder à acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua. Consequentemente, quer os cursos promovidos nesta área diretamente pelo Camões, I.P., que é entidade formadora acreditada pelo CCPFC, quer os cursos realizados em por universidades parceiras, elas próprias também entidades acreditadas, atribuem aos formandos créditos que relevam para efeitos de progressão em carreira.

Parcerias

Para desenvolver a sua oferta de cursos de formação a distância, o Camões, I.P. recorre a parcerias com instituições de ensino superior e a especialistas, investigadores da área em pauta.

Assim, a área de Português Língua Estrangeira, enquanto língua do quotidiano e enquanto língua de trabalho, é desenvolvida por investigadores desta área, com supervisão científico-didática do próprio Camões, I.P., o mesmo acontecendo com algumas áreas específicas de formação de professores (atualmente: Didática do Português Língua de Herança, Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2, Escrita Criativa).

As parcerias com universidades são desenvolvidas:

  • na área de formação de professores estão estabelecidas atualmente parcerias com a Universidade Nova de Lisboa (Promoção da Leitura na Era Digital), a Universidade de Coimbra (Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna) e a Universidade Aberta (Pragmática Linguística e Ensino do Português : A Comunicação Oral e Escrita; O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa), e

  • na área de cursos especializados, nomeadamente com a Universidade de Lisboa (Tradução e Tecnologias de Informação Linguística), com a Universidade de Aveiro (Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Boa Governação, Cidadania e Direitos Humanos) e com a Universidade de Bolonha, em articulação com a Cátedra Eduardo Lourenço aí existente (Portugal e os Pós-Colonialismos: conceitos, contextos e vozes; Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul). 

Cursos Gerais de Português

Os cursos de Português Língua Estrangeira podem ser realizados em três modalidades distintas, com níveis de tutoria diferenciados:

  • Auto-aprendizagem

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Autoaprendizagem permitem o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas. 

  • Básico

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Básico permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 6 interações de 30 minutos com tutor (via skype), em pequeno grupo (máximo de 3 alunos), ao longo das 12 semanas de duração do curso, assim como avaliação formativa de 6 produções escritas. 

  • Premium

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Premium permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 12 interações de 30 minutos com tutor (via skype), realizadas de forma individualizada (semanalmente, ao longo das 12 semanas de duração do curso), assim como avaliação formativa de 12 produções escritas. Esta modalidade destina-se a formandos que pretendem uma experiência aprofundada e um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem.

Consulte aqui a lista de cursos disponiveis.

Português para Fins Específicos

Os cursos de Português, Língua de Trabalho dirigem-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional. Estes cursos têm uma metodologia baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas próprias de cada área.

  • Português de negócios;
  • Português Jurídico;
  • Português para Jornalismo;
  • Português para Hotelaria e Turismo;
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.