Goa: II Simpósio Internacional “Goa: Culturas, Línguas e Literaturas”

Calendar
Camões, I.P.
Date
16.01.2017 - 18.01.2017
Location
Goa

Description

Realiza-se em Goa de 16 a 18 de janeiro de 2017 o II Simpósio Internacional “Goa: Culturas, Línguas e Literaturas”. O evento organizado pelo Centro de Língua Portuguesa do Camões em Goa em colaboração com a Alliance Française conta com a participação de 15 especialistas da Índia, do Brasil, da Inglaterra, da França e de Portugal.

O II Simpósio Internacional “Goa: Literaturas, Línguas e Culturas” visa abrir novas oportunidades de debates e linhas de investigação em Goa e sobre Goa por estudiosos nacionais e  estrangeiros.

Histórica e culturalmente percecionada como território de confluências e de encontros civilizacionais, desenvolveu-se em Goa uma literatura em Língua Portuguesa, num curto período de tempo, que muito contribuiu para perpetuar alguns dos mais interessantes fenómenos de sincretrismo artístico e cultural existente no subcontinente indiano.

A arte em Goa assume um primoroso valor e dimensão estética, fruto do diálogo com diversas culturas e modelos nacionais e universais. A formação de uma identidade cultural tem sido pois forjada num ambiente multilinguístico que se reflete em formas literárias genuínas nas línguas nacionais, mas também em Língua Portuguesa, em Francês e, com mais predominância a partir da segunda metade do século XX, em Língua Inglesa.

A realização deste Simpósio, dirigido a um público interessado, a académicos, docentes e investigadores nas áreas da literatura goesa, da linguística comparativa e da cultura, advém da presença em Goa dos membros do Projeto Temático “Pensando Goa” que se reunirão de 19 a 20 de janeiro na Fundação Oriente em Pangim.

Programa