Cursos de Especialização

Cinema e Vídeo. Desconstruções Pedagógicas

Este curso é disponibilizado em articulação com o Plano Nacional de Cinema (PNC), um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar. Este programa é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Neste curso, os formandos utilizarão práticas pedagógicas inovadoras recorrendo a obras cinematográficas, aplicando modelos e estratégias de exploração do cinema em ambientes educativos.

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Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

Este curso visa o desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.

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Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

O objetivo geral do curso é dotar os formandos de competências básicas que envolvem os mecanismos da cooperação para o desenvolvimento, incluindo a conceção de projetos e a estratégia da cooperação portuguesa para o desenvolvimento, procurando-se articular a componente prática com a teoria e com os desafios atuais.

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Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul

Este curso destina-se a alunos falantes de português e tem como objetivo geral dar a conhecer e refletir num plano avançado sobre a duração histórica, social, política e epistémica dos espaços de língua portuguesa, a partir da análise das relações coloniais que antiga e violentamente os uniram e fragmentaram.

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Boa Governação, Cidadania e Direitos Humanos

Os conceitos de boa governação, participação e democracia adquiriram enorme saliência no discurso e prática da cooperação nas últimas duas décadas (Doornbos 2001). Independentemente das dificuldades definicionais que apresentam, existe um consenso sobre a sua importância para o desenvolvimento – seja como meios para este, seja como fins em si do desenvolvimento. 

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