Formação de Professores

Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula

A formação tem como objetivos clarificar os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), e ilustrar a sua implementação em contexto de ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, Português como Língua Segunda e Português como Língua de Herança, com base em lições/sequências de aprendizagem, estratégias metodológicas e materiais didáticos variados.

Propõe-se um percurso formativo que começa com uma breve apresentação da base conceptual e científica que sustenta o ELBT, com destaque para alguns resultados científicos recentes e exemplos de boas práticas.

Ler mais...

Cinema e Vídeo. Desconstruções Pedagógicas

Este curso é disponibilizado em articulação com o Plano Nacional de Cinema (PNC), um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar. Este programa é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.

Neste curso, os formandos utilizarão práticas pedagógicas inovadoras recorrendo a obras cinematográficas, aplicando modelos e estratégias de exploração do cinema em ambientes educativos.

Ler mais...

O vídeo como dispositivo pedagógico e possibilidades de utilização didática: produção e edição de conteúdos audiovisuais

O século XXI colocou as escolas, e a educação em geral, perante um panorama tecnológico repleto de informação digitalizada e no meio de uma grande explosão de comunicação audiovisual. Perante este cenário de vertiginosa evolução das tecnologias deparamo-nos com a necessidade de pensar e apostar na renovação dos processos e dispositivos pedagógicos, numa escola cada vez mais plural (Moreira, 2017).

Ler mais...

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar) na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda eLíngua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área. Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos,cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.

Ler mais...

Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao formando: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto de atuação.

Ler mais...

Promoção da Leitura na Era Digital

São objetivos principais deste curso: contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital; permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura; disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética; contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura.

Ler mais...

Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2

Durante o desenvolvimento desta oficina de formação, os professores descobrirão formas inovadoras de integrar dispositivos móveis e apps no currículo, em particular, no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Segunda, explorando cenários de aprendizagem em que os professores se envolvem em práticas reais de utilização e reflexão sobre as potencialidades e os desafios que acarreta a inclusão destas tecnologias em contextos educativos.

Ler mais...