Bolsas da Língua e Cultura Portuguesas

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. desenvolve um conjunto de programas de bolsas de estudo no âmbito da língua e cultura portuguesas, destina-se a apoiar e a promover:

  • o aperfeiçoamento de competências linguísticas;
  • o estudo e a investigação na área da língua e da cultura portuguesas;
  • a formação científica ou profissional na área de português língua não materna;
  • a formação e/ou o aperfeiçoamento na área de tradução e interpretação de conferências.

Os programas de bolsas são financiados por verbas do Orçamento de Estado do Camões, I.P./Ministério dos Negócios Estrangeiros e, quando elegíveis, por verbas disponibilizadas ao abrigo do estatuto da Empresa Promotora da Língua Portuguesa (EPLP).


Programas de Bolsas de Estudo

 

Curso de Verão

Bolsas para frequência de cursos de verão de língua e cultura portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P., que se destinam a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística. As bolsas têm a duração de um mês.

   

Curso Anual

Bolsas para frequência de cursos anuais de língua e cultura portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P. que se destinam-se a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística. As bolsas atribuídas no âmbito do presente programa têm a duração de oito meses e não são renováveis.

   

Programa Fernão Mendes Pinto

estinam-se a licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses, envolvidos em projetos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa do Camões, I.P., Leitorados do Camões, I.P. em universidades estrangeiras e universidades e instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P. A duração das bolsas é variável, podendo ser renovadas.

   

Programa de Investigação

Destinam-se a professores e investigadores estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e pretendam realizar, em Portugal, estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas, nomeadamente mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas. A duração das bolsas é variável, podendo ser renovadas.

   

Programa Pessoa

Destinam-se a responsáveis de Cátedras de Estudos Portugueses e de Departamentos de Português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros, para a execução de projetos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas. A duração das bolsas é variável, podendo ser renovadas.

   

Programa Vieira

Destinam-se a licenciados estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro envolvidos em projetos de formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e da interpretação de conferências. A duração das bolsas é variável, podendo ser renovadas.

   

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.