Participação do Camões, I.P. na cooperação para o desenvolvimento da UE

O Camões, I.P. coordena a posição nacional nos Grupos de Trabalho do Conselho da UE para o Desenvolvimento (GT CODEV) e para África, Caraíbas e Pacífico (GT ACP) e assegura a representação nacional do Grupo de Ajuda Humanitária e Segurança Alimentar (COHAFA).

O Instituto representa Portugal nas reuniões dos Comités de Financiamento da Comissão Europeia. A gestão destes instrumentos cabe à Comissão Europeia e Portugal contribui financeiramente para os mesmos, de acordo com chaves de repartição definidas para todos os Estados-membros.

Para além disso, participa nas reuniões dos Comités Estratégicos e Operacionais dos Fundos Fiduciários da UE, nas reuniões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Sustentável (FEDS), bem como em reuniões de Grupos de Peritos de Estados-Membros com a Comissão Europeia.

No quadro da representação do Estado português, o Camões, I.P. prepara e acompanha igualmente os trabalhos nos Conselhos de Ministros de Negócios Estrangeiros (na sua formação Desenvolvimento), nos Conselhos de Ministros UE-ACP e nas reuniões de Diretores-Gerais do Desenvolvimento, e de Ajuda Humanitária e de Emergência da UE.