CITRES | Centro Integrado de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos

O objetivo do projeto CITRES | Centro Integrado de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos na Ilha do Maio é contribuir para atividades produtivas sustentáveis na Ilha do Maio, assegurando a proteção dos recursos hídricos e ecossistemas mais frágeis.

Descrição

O Projeto CITRES-Maio pretende assegurar que o Município do Maio garante uma gestão eficaz e sustentável dos resíduos sólidos na Ilha, através da criação de um sistema de recolha, tratamento e valorização dos resíduos e da sensibilização da população para as questões ambientais.

Principais atividades:

  • Criação de uma infraestrutura sustentável de resíduos sólidos
  • Capacitação técnica de recursos humanos
  • Reforço de equipamentos e meios sustentáveis
  • Criação de um modelo tarifário para melhorar a capacidade financeira do município do Maio
  • Divulgação e sensibilização ambiental junto da população residente e flutuante

Através da operacionalização destes eixos, considera-se que o Projeto será uma mais-valia para a proteção dos recursos hídricos e ecossistemas mais frágeis, promovendo a saúde pública na Ilha do Maio.

Enquanto iniciativa-piloto, o CITRES-Maio pretende, ainda, incentivar a sua replicação nas restantes ilhas do arquipélago de Cabo Verde, adotando uma abordagem integrada entre os diferentes níveis de intervenção: poder central e local, sociedade civil e operadores económicos privados.

Contexto

O CITRES-Maio procura ser uma resposta concreta contra a mudança global do clima, atuando num dos seus vetores principais: o setor dos resíduos. A resposta global às mudanças climáticas centra-se na necessidade urgente de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e ainda nas medidas de adaptação como resposta aos seus efeitos, no sentido de reduzir as vulnerabilidades e aumentar a resiliência das populações e dos ecossistemas.

Neste contexto, através de uma estratégia assente nos pilares ambiental, económico e social, pautado pelos princípios da prevenção e redução, o Projeto pretende contribuir, de forma efetiva, para a melhoria da salubridade, da saúde pública e da minimização e mitigação dos efeitos das alterações climáticas.