Go Blue | Componente Turismo e Património Cultural

O objetivo do projeto Go Blue | Componente Turismo e Património Cultural é contribuir para o desenvolvimento da economia azul na região Jumuiya ya Kaunti za Pwani (JKP, bloco económico constituído por seis governos municipais do Quénia) de maneira inclusiva, integrada, participativa e sustentável, através do aumento do emprego nos setores do Turismo e Património Cultural.

Descrição

O projeto contribuirá para o desenvolvimento da agenda da economia azul em seis governos municipais que integram o bloco económico do Jumuiya ya Kaunti za Pwani, localizado na zona costeira do Quénia, de maneira inclusiva, integrada, participativa e sustentável, através do fortalecimento das cadeias de valor e do avanço do emprego inclusivo nos setores do turismo e do património cultural.

O impacto desta ação será alcançado a partir da combinação de abordagens lógicas complementares para: i) planeamento do desenvolvimento do Turismo e do Património Cultural pela via da metodologia da governação integrada – efetivamente não deixando ninguém para trás, incluindo grupos e comunidades marginalizadas, atores fundamentais para controlar os riscos e perceções de segurança – juntamente com autoridades dos governos municipais da zona costeira, setor privado e comunidades; e ii) apoiar o investimento e a criação de emprego na intersetorialidade do Turismo e do Património Cultural, através de um convite à apresentação de propostas para atribuição de subvenções a operadores dos setores público e privado, com especial foco na criação de oportunidades de emprego para as mulheres, e a formação em liderança e empreendedorismo social de jovens candidatos a emprego ou que pretendam criar os seus próprios negócios .

Contexto

O índice de pobreza total dos municípios do JKP é de 40,5% contra a média nacional de 31,6%, com Mombaça com 27,1%, Lamu 28,1%, Taita-Taveta 32,4%, Kwale 47,4%, Kilifi 46,4% e Tana-River 62,2%.. Há uma disparidade significativa nos níveis de alfabetização entre homens e mulheres, áreas urbanas e rurais, sendo mais alta em Kilifi, Tana-River e Kwale.

A economia nos centros urbanos costeiros do Quénia compreende principalmente atividades marítimas e portuárias, turismo e comércio. De acordo com o KNBS (2016), citado na estratégia Jumuiya 2030, o turismo contribui com 45% para a economia costeira, mas o seu potencial económico e social está subaproveitado. Depende sobretudo da capacidade da região para manter a sua rica diversidade biológica, melhorar a qualidade ambiental geral, reforçar as condições de segurança urbana, qualificar operadores e oferta.

Espera-se que esta parceria entre a União Europeia, Cooperação Portuguesa, os Governos Municipais e o Secretariado do JKP possam contribuir para a eficácia do planeamento público regional, incluindo o reforço da coordenação entre os níveis local e nacional, com envolvimento das comunidades interessadas, para uma visão partilhada do potencial e oportunidades socioeconómicas do turismo e do património, em particular do turismo cultural, e efeitos positivos sobre as perceções nacionais e internacionais do Quénia como destino turístico. 

 

 Go Blue imagem citação

Great training which has resonated deeply in me. To learn about servant leadership and leading by example.

- Participante da Academia de Líderes Ubuntu, realizada em Mombaça, 11 de junho de 2021

 

  • + Info:
    •  Ficha de Projeto

    Go Blue miniaturasite