PROCULTURA - Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor Leste

O objetivo do projeto é contribuir para aumentar o emprego e o potencial gerador de rendimento do setor cultural nos PALOP e em Timor-Leste, através do reforço de competências dos profissionas do setor, de produtos e serviços culturais e de oportunidades de difusão e comercialização.

Descrição

O potencial criativo dos países de língua portuguesa em África e de Timor-Leste é notável pela sua diversidade e densidade. O PROCULTURA pretende alavancar esse potencial, concentrando-se nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil, aumentando aí o número de criadores diferenciados, operadores técnicos especializados, empresários e negócios e dando a conhecer o seu trabalho a novos mercados.

Nesse sentido, o projeto combina a promoção de novas competências artísticas, técnicas e de gestão nos recursos humanos e reforço da capacidade nacional de educação formal e formação profissional para os setores culturais; e o financiamento a produtos e serviços culturais, através da atribuição de subvenções às melhores propostas de projetos, em concurso aberto a pessoas singulares, organizações da sociedade civil, setor público e empresas.

Esta abordagem funda-se no entendimento de que a cultura é chave para o desenvolvimento humano, social e económico, fonte de autoestima, solidariedade vertical e coesão social, favorecendo perceções emocionais de perenidade, pertença e identidade. É veículo de conhecimento de si e do outro, indutora de valores sociais, como a diversidade, a liberdade de expressão e o diálogo intercultural.

Pretende-se também promover o reforço da relação entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL) e das trocas comerciais entre si e com a União Europeia, valorizando a densidade e contemporaneidade da criação nos setores abrangidos, na perspetiva dos padrões de consumo dos mercados internacionais, entre outras atividades, facilitando a mobilidade internacional de artistas e estudantes universitários PALOP-TL nos setores da cultura.

São apoiados projetos regionais de operadores dos PALOP e TimorLeste ou consórcios internacionais, procurando criar e reforçar canais de difusão, distribuição e comercialização, valorizando inovação, tecnologias digitais e estratégias de internacionalização

Contexto

O desemprego é um problema crítico de desenvolvimento dos PALOP-TL, especialmente entre os jovens. As taxas de desemprego jovem (15-24 anos) são de 19,1% em Angola, 17,8% em Cabo Verde, 11,6% na Guiné-Bissau, 42,7% em Moçambique, 20,6% em São Tomé e Príncipe e 11,6% em Timor-Leste, sendo que o emprego existente é na sua maior parte informal e precário (entre 38% de emprego vulnerável em Cabo Verde e 85% em Moçambique).

O Programa Indicativo Multianual União Europeia/ PALOP-TL 2014-2020 elegeu como prioridade a «promoção do emprego através de atividades geradoras de rendimento no setor cultural», escolha justificada pelo pontencial de inclusão social deste setor, pelos desafios semelhantes no que respeita a lacunas de instrumentos de política cultural e pelas sinergias regionais das identidades histórica e da cultura dos seis países.

O Camões, I.P. respondeu ao desafio dos PALOP-TL e da União Europeia, congregando em torno desta iniciativa uma diversidade de parceiros e redes especializadas de reconhecido mérito e conhecimento do setor cultural ao nível europeu e global, com a ambição de colocar o melhor que se produz nestes países à disposição de públicos mais vastos e, assim, garantir a sustentabilidade e rendimento de produtos, serviços e negócios culturais.

 

PROCULTURA citação

O facto de ter criado contactos no Brasil permite-me direcionar os artistas para espaços que tenham interesse em recebê-los, para além de fazer coaching e revisão de alguns projetos em que sou solicitado para intervir.

- Bernardo Guiamba (Pak Ndjamena), coreógrafo, bailarino e performer, residente em Maputo, apoiado pelo PROCULTURA em residência artística

+ Info:
  • Site
  •  Ficha de Projeto

PROULTURA miniaturasite