Mestrado em Agronomia e Recursos Naturais

Setor CAD: Educação

Objetivo Global

Reforçar o ensino superior agrário em Cabo Verde, particularmente através da formação e preparação de futuros docentes da Universidade de Cabo Verde.

Objetivos de Desenvolvimento do Milénio

  • Objetivo 1 - Erradicar a pobreza extrema e a fome;
  • Objetivo 3 - Promover a igualdade de género e a autonomia da mulher;
  • Objetivo 8 - Desenvolver uma parceria mundial para o desenvolvimento

Parceiros

  • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.,
  • CENTROP – Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento,Universidade de Cabo Verde

Executores

  • CENTROP – Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento e Universidade de Cabo Verde

Ponto de Situação

Este projeto procura responder a alguns dos principais problemas, identificados pela própria Universidade de Cabo Verde, que condicionam o seu processo de consolidação e credibilização junto da população cabo-verdiana e principalmente junto da comunidade científica internacional: 

  • O problema da capacitação institucional, em particular ao nível da formação dos docentes e investigadores, que são o garante das atividades de docência e investigação;
  • O problema da qualidade dos Planos de Estudos dos cursos, estruturados atendendo às reais necessidades do país, bem como aos conteúdos pedagógicos, às estratégias atuais de ensino-aprendizagem e às orientações de Bolonha, como meio de garantir a sua credibilidade e internacionalização.

Foi estabelecida uma parceria entre as partes para a implementação do projeto, que vigorou entre 2009 e 2013. O financiamento foi assegurado na totalidade pelo então IPAD, no montante de € 190.000, canalisado para despesas relativas: ao funcionamento do mestrado em Cabo Verde (incluindo encargos dos docentes portugueses que lecionaram); à elaboração das teses (incluindo encargos dos orientadores e das deslocações a Portugal feitas pelos mestrandos); equipamento e material laboratorial; edição e publicação.

No início do curso foram inscritos 17 mestrandos, dos quais 13 concluíram a fase letiva com aproveitamento e ficaram aptos a elaborarem tese de mestrado. No final de 2013 tinham já decorrido as dissertações públicas dessas mesmas teses, apenas estando por concluir a preparação, edição e lançamento de livro resumo das teses e de artigos relacionados.