Coordenador Adjunto para Timor-Leste: áreas de administração, finanças e logística

A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)

Prazo limite de candidatura: 13/10/2019

I - Enquadramento da ação

O Projeto PRO-Português, a implementar na República Democrática de Timor-Leste (RDTL), tem como objetivo global “contribuir para a consolidação do sistema educativo de Timor-Leste, através do apoio ao setor da formação profissional e contínua do pessoal docente do sistema educativo do Ensino Não Superior” e, como objetivos específicos, “i) constituir uma Bolsa de Formadores Nacionais, a nível de Posto Administrativo, e consolidar as suas competências técnico-científicas, didático-pedagógicas e linguístico-comunicativas para ministrarem Cursos de Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2); ii) reforçar as competências linguístico-comunicativas em Língua Portuguesa de docentes de todos os níveis de ensino (Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário) do sistema educativo do Ensino Não Superior de Timor-Leste”.

 

II - Enquadramento da função

A atividade do/a Agente da cooperação na categoria de Coordenador/a-Adjunto/a com funções de administração, finanças e logística visa cumprir os seguintes objetivos:

  • Promover condições de diálogo e de comunicação permanentes entre a equipa, docentes e diferentes parceiros de desenvolvimento;
  • Apoiar o/a Coordenador/a de Projeto na coordenação e implementação das atividades do Projeto, de acordo com os objetivos e resultados previstos no Documento de Projeto e respetivo Quadro Lógico;
  • Assegurar a supervisão administrativa, financeira e logística e apoio à implementação, acompanhamento e monitorização das atividades do Projeto;
  • Mobilizar sinergias que valorizem o Projeto, de acordo com a política de intervenção definida pelo/a Coordenador/a.

 

III - Principais Responsabilidades 

Reportando, organizacionalmente, ao/à Coordenador/a de Projeto e ao Camões, I.P., o/a Agente da cooperação na categoria de Coordenador/a-Adjunto/a com funções de administração, finanças e logística terá como principais responsabilidades:

  • Representar o/a Coordenador/a de Projeto e o/a Coordenador/a-Adjunto/a com funções científico-pedagógicas sempre que necessário ou solicitado;
  • Promover condições de diálogo e de comunicação permanentes entre os docentes portugueses e os formadores e formandos timorenses e os responsáveis e interlocutores das escolas dos 65 Postos Administrativos dos Municípios;
  • Assegurar a boa execução técnica das atividades previstas no Projeto;
  • Reportar ao/à Coordenador/a de Projeto e ao/à Coordenador/a-Adjunto/a com funções científico-pedagógicas, observando os procedimentos em vigor no Camões, I.P.;
  • Apoiar o/a Coordenador/a de Projeto na mobilização de sinergias que valorizem o Projeto, de acordo com a política de intervenção definida pelo/a Coordenador/a de Projeto;
  • Apoiar os docentes portugueses e os formadores timorenses nas questões logísticas;
  • Coordenar e gerir os bens e serviços afetos ao Projeto;
  • Supervisionar a gestão e execução dos contratos de prestação de serviços a celebrar em Timor-Leste (em articulação com os serviços de aprovisionamento do Fundo de Desenvolvimento do Capital Humano (FDCH);
  • Assegurar a previsão atempada das necessidades/custos do Projeto e elaborar mapas previsionais de despesas para obtenção atempada de fundos de maneio;
  • Supervisionar as tarefas desenvolvidas pelos técnicos de apoio à estrutura de coordenação, nas áreas de administração, recursos humanos, finanças e logística, e capacitá-los, de modo a tornarem-se autónomos no âmbito das respetivas áreas de competência;
  • Preparar e apresentar, em conjunto com o/a Coordenador/a de Projeto, os Relatórios de execução técnica e financeira;
  • Apoiar o/a Coordenador/a de Projeto na definição, elaboração e implementação do Plano de Comunicação e Visibilidade;
  • Reportar ao Camões, I.P. e ao/à Coordenador/a de Projeto, em articulação com o/a Coordenador/a-Adjunto/a com funções científico-pedagógicas;
  • Enviar ao Camões, I.P. o apuramento da assiduidade dos docentes portugueses, através de mapas mensais, bem como a justificação das suas ausências, via Embaixada de Portugal em Díli;
  • Gerir, em conjunto com o FDCH e a Embaixada de Portugal em Díli, o fundo de maneio da conta local;
  • Assegurar a permanente articulação com o Camões, I.P., o/a Coordenador/a-Adjunto/a com funções científico-pedagógicas e a Embaixada de Portugal em Díli, essencial para a boa implementação do Projeto.

 

IV - Requisitos 

A - Obrigatórios:

  • Licenciatura numa das seguintes áreas: Administração / Finanças / Logística;
  • Fluência oral e escrita em Língua Portuguesa;
  • Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador (incluindo software de tratamento estatístico de dados);
  • Mínimo de cinco anos de experiência comprovada na área de administração, finanças e logística e, cumulativamente, mínimo de três anos de trabalho em funções desta natureza;
  • Mínimo de três anos de experiência de coordenação nas áreas de administração, finanças e logística em Projetos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento;
  • Comprovada capacidade de representação institucional;
  • Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento.

 

B - Preferenciais:

  • Experiência em gestão de projetos e de equipas de trabalho;
  • Experiência em planeamento, estabelecimento de prioridades, preparação de planos de trabalho e avaliação de progresso;
  • Experiência na preparação e elaboração de relatórios narrativos e financeiros.
  • Conhecimento da metodologia de gestão de ciclo do projeto;
  • Bons conhecimentos de Inglês e Francês;
  • Conhecimentos de Tétum.

 

V - Competências Minímas: 

  • Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, bem como capacidade de adaptação a contextos complexos de tomada de decisão;
  • Capacidade de organização, definição de prioridades e de gestão do tempo;
  • Boa capacidade de análise de problemas e de formulação de estratégias;
  • Orientado/a para a obtenção quotidiana de resultados;
  • Capacidade de automotivação e autoaprendizagem;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão e autonomamente;
  • Flexível no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente;
  • Seriedade e ritmo de trabalho forte com postura e comportamento pessoal exemplar adequado à posição oferecida;
  • Capacidade para aceitar e cumprir instruções superiores, bem como ensinar e transmitir conhecimentos a outros colaboradores locais, ajudando à sua capacitação técnica e profissional com autonomia.

  

VI - Outras Aptidões:

  • Aptidão psicológica e física para trabalhar num clima semitropical;
  • Disponibilidade para residir em Timor-Leste e respeitar a cultura local;
  • Carta de condução.

 

VII - Horário e Local de Trabalho

35 horas semanais, a exercer nas instalações do INFORDEPE, em Díli, com deslocações aos Municípios/Postos Administrativos para acompanhamento e monitorização do Projeto, sempre que necessário.

 

VIII - Condições Contratuais

O contrato, a celebrar de forma tripartida (Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal/Camões, I.P., MEJD/INFORDEPE e Agente da cooperação na categoria de o/a Coordenador/a-Adjunto/a contratado/a), terá a duração inicial até 31 de dezembro de 2020, podendo ser renovado, por mais duas vezes, por períodos sucessivos de 12 meses, dentro do prazo de vigência do projeto.

 

IX - Prazo limite de candidatura: 13/10/2019

O processo de candidatura deverá ser feito através do registo no site www.cnorey.com (https://www.cnorey.com/pt/areas-actuacao/recrutamento-e-seleccao/)