Formador de Língua Portuguesa (M/F) - Timor-Leste

A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)

Prazo limite de candidatura: 28/12/2020

I - Enquadramento da função

A função enquadra-se no âmbito do projeto Consultório da Língua para Jornalistas, que tem como objetivo global “capacitar os profissionais de comunicação social timorenses para a transmissão de informação fidedigna ao público em língua portuguesa, contribuindo assim para o aumento da literacia mediática, económico-financeira e jurídica e para o fomento do conhecimento geral da população”.

II - Principais Responsabilidades 

Reportando organizacionalmente, ao/à Coordenador/a-Geral do Projeto e ao Camões, I.P., de acordo com os procedimentos em vigor do Instituto e funcionalmente, ao/à Coordenador/a-Adjunto/a para a área científico-pedagógica, o/a Formador/a ministra cursos de formação e coordena as equipas de editores e jornalistas nas redações, tendo como principais responsabilidades:

  • Aperfeiçoar/elaborar os planos de formação dos diferentes níveis de proficiência linguística (A1/A2, B1, B2, B2+), de Oficina da Escrita Jornalística e Português para áreas específicas
  • Aperfeiçoar/elaborar os manuais de Português para Jornalistas dos diferentes níveis de proficiência linguística (A1/A2, B1, B2, B2+), de Oficina da Escrita Jornalística e Português para áreas específicas
  • Ministrar cursos de formação no âmbito da Língua Portuguesa (Níveis A2, B1, B2, B2+, Oficina da Escrita Jornalística e Português para áreas específicas), de acordo com a estratégia e o programa de formação definidos;
  • Ministrar os conteúdos de Redação/Conhecimentos Gerais/Lógica, Evidência e Pesquisa/Instituições Nacionais e Internacionais;
  • Elaborar a respetiva programação anual/mensal (cronogramas de formação para as atividades a implementar) e proceder à monitorização dos objetivos, atividades e resultados, conforme previsto no Documento de Projeto e respetivo Quadro Lógico;
  • Conceber os modelos pedagógicos e elaborar os documentos programáticos e operacionais/planos de formação e de intervenção dirigidos ao público-alvo, de acordo com o previsto no Documento de Projeto;
  • Garantir a qualidade do processo educativo/formativo, ao nível da implementação e afirmação da Língua Portuguesa;
  • Apoiar e orientar o processo de produção de conteúdos informativos em língua portuguesa por parte dos editores e jornalistas da secção de Português;
  • Identificar necessidades de formação específicas dos formandos sob a sua supervisão, dentro do contexto dos objetivos do Projeto;
  • Apoiar na conceção dos instrumentos necessários à realização das atividades, ao levantamento de necessidades, à recolha de dados quantitativos e qualitativos do Projeto e outras informações solicitadas, assim como à definição de modelos de acompanhamento, monitorização e avaliação dos indicadores constantes no Quadro Lógico;
  • Organizar e apresentar mensalmente pontos de situação/relatórios e cronogramas das atividades pelas quais é responsável, incluindo do grupo de formadores que coordena, de acordo com modelos previamente estabelecidos;
  • Garantir e ser responsável pela boa organização dos Dossiês Técnicos e Pedagógicos relativos às atividades por si desenvolvidas, incluindo do grupo de editores e jornalistas que coordena, para que seja possível a consulta rápida de todo e qualquer documento físico ou digital produzido no âmbito da intervenção;
  • Participar em reuniões institucionais e de natureza técnica convocadas pela Coordenação;
  • Participar nos processos reflexivos e troca de experiências/ideias sobre a intervenção, facilitando a disseminação das melhores práticas e lições aprendidas;
  • Todas as demais responsabilidades e atividades compatíveis com a natureza e âmbito do cargo e das suas competências.

 

III - Requisitos 

Obrigatórios:

  • Licenciatura que confira habilitações profissionais para a docência da disciplina de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, numa das seguintes áreas:
    • Ensino de Língua e Cultura Portuguesas (Língua Segunda/ Língua Estrangeira);
    • Ensino de Línguas Modernas com componente de Língua Portuguesa;
    • Linguística Portuguesa.
  • Mínimo de 5 anos de experiência comprovada no ensino de Língua Portuguesa em contextos multilingues e multiculturais;
  • Mínimo de 5 anos de trabalho em formação de adultos;
  • Fluência oral e escrita em Língua Portuguesa;
  • Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Preferenciais:

  • Mestrado em Português Língua Não-Materna;
  • Experiência de ensino do Português para Fins Específicos;
  • Experiência na elaboração e publicação de materiais didáticos para o ensino do Português Língua Não Materna;
  • Participação em projetos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento.
  • Bons conhecimentos de Inglês;
  • Conhecimentos de Tétum.

 

IV - Competências Mínimas:

  • Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento
  • Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal
  • Capacidade de organização e de gestão do tempo
  • Orientação para os resultados
  • Capacidade de automotivação e autoaprendizagem
  • Capacidade de trabalho em equipa e de mediação
  • Flexibilidade no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente
  • Seriedade e ritmo de trabalho forte com postura e comportamento pessoal exemplares, adequados à posição oferecida
  • Capacidade para aceitar e cumprir instruções superiores, bem como para partilhar e transmitir conhecimentos a outros colaboradores locais, visando a sua capacitação técnica e profissional com autonomia

 

VI - Prazo limite de candidatura: 28/12/2020

Antes de submeter a sua candidatura deverá consultar os Termos de Referência