Gestor/a de Fundos - Projeto PRO-JUST, Moçambique

A E-sycare, Lda., em estreita colaboração com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., está a recrutar um/a Agente de Cooperaçãona categoria de Perito (Gestor/a de Fundos), no âmbito do Projeto PRO-JUST – Reforço da Cadeia de Justiça Criminal nos PALOP e Timor-Leste, para o exercício de funções em Moçambique.

Prazo limite de candidatura: 27 de novembro de 2025

Descritivo Funcional:

O/A Agente de Cooperação desempenhará funções de Gestor/a de Fundos da Unidade de Implementação do Camões, I.P. (UIC), em Moçambique, sendo o/a principal responsável pela gestão financeira do projeto, reportando ao/à coordenador/a de projeto, em articulação estreita com a equipa de acompanhamento do projeto no Camões, I.P., em Lisboa.

Compete ao/a Gestor/a de Fundos, em especial:

– Assegurar o acompanhamento quotidiano de questões relacionadas com a gestão do projeto e com a administração e finanças;

– Assegurar a gestão do orçamento do projeto e da(s) respetiva(s) conta(s) bancária(s) associada(s), num quadro de transparência, prestação de contas e princípios de gestão de dinheiros públicos;

– Assegurar a adequação das atividades do projeto ao orçamento definido;

– Elaborar os relatórios financeiros mensais, trimestrais e anuais e manter atualizados os respetivos mapas de controlo financeiro, assim como, o arquivo dos respetivos documentos de despesa, para as prestações de contas;

– Apoiar as instituições nacionais nos PALOP-TL na gestão dos fundos que lhes são atribuídos pelo projeto e na elaboração dos respetivos relatórios financeiros;

– Apresentar propostas operacionais relativas à planificação, execução (incluindo procurement e contratação de peritos, bens, serviços ou obras), monitoria e medidas de adaptação/alteração que sejam necessárias no âmbito da implementação das atividades;

– Manter toda a documentação adstrita ao projeto em perfeitas condições de organização, arquivo e contabilidade;

– Contribuir para a preparação dos Termos de Referência/Cadernos de Encargos para as atividades e aquisição de bens e serviços necessários à sua implementação;

– Apoiar a gestão dos meios físicos e materiais adstritos ao projeto nos vários países;

– Apoiar o/a coordenador/a e o coordenador/a adjunto nas suas funções de supervisão, preparação e acompanhamento das várias atividades planificadas;

– Contribuir para a elaboração de instrumentos que visam favorecer a gestão do conhecimento;

– Contribuir para o cumprimento e monitorização das metas definidas nos indicadores do projeto, de acordo com o sistema de Monitoria e Avaliação com base em Resultados;

– Executar todas as tarefas relevantes, dentro das suas competências atribuídas pelo Coordenador/a, pelo Coordenador Adjunto e pelo Camões, I.P.

 

 

Local: Moçambique

Condições: Contrato de cooperação ao abrigo da Lei n.º 13/2004, de 14 de abril, com a redação do Decreto-Lei n.º 49/2018, de 21 de junho

Data prevista de início de funções: 1 de janeiro de 2026

Duração: 12 meses (com possibilidade de renovação)

Se estiver interessado, envie a sua candidatura, juntamente com o seu curriculum vitae e certificado de habilitações paraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até 27 de outubro de 2025.