A E-sycare, Lda., em estreita colaboração com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., está a recrutar
Prazo limite de candidatura: 27 de novembro de 2025
Descritivo Funcional:
O/A Agente de Cooperação desempenhará funções de Gestor/a de Fundos da Unidade de Implementação do Camões, I.P. (UIC), em Moçambique, sendo o/a principal responsável pela gestão financeira do projeto, reportando ao/à coordenador/a de projeto, em articulação estreita com a equipa de acompanhamento do projeto no Camões, I.P., em Lisboa.
Compete ao/a Gestor/a de Fundos, em especial:
– Assegurar o acompanhamento quotidiano de questões relacionadas com a gestão do projeto e com a administração e finanças;
– Assegurar a gestão do orçamento do projeto e da(s) respetiva(s) conta(s) bancária(s) associada(s), num quadro de transparência, prestação de contas e princípios de gestão de dinheiros públicos;
– Assegurar a adequação das atividades do projeto ao orçamento definido;
– Elaborar os relatórios financeiros mensais, trimestrais e anuais e manter atualizados os respetivos mapas de controlo financeiro, assim como, o arquivo dos respetivos documentos de despesa, para as prestações de contas;
– Apoiar as instituições nacionais nos PALOP-TL na gestão dos fundos que lhes são atribuídos pelo projeto e na elaboração dos respetivos relatórios financeiros;
– Apresentar propostas operacionais relativas à planificação, execução (incluindo procurement e contratação de peritos, bens, serviços ou obras), monitoria e medidas de adaptação/alteração que sejam necessárias no âmbito da implementação das atividades;
– Manter toda a documentação adstrita ao projeto em perfeitas condições de organização, arquivo e contabilidade;
– Contribuir para a preparação dos Termos de Referência/Cadernos de Encargos para as atividades e aquisição de bens e serviços necessários à sua implementação;
– Apoiar a gestão dos meios físicos e materiais adstritos ao projeto nos vários países;
– Apoiar o/a coordenador/a e o coordenador/a adjunto nas suas funções de supervisão, preparação e acompanhamento das várias atividades planificadas;
– Contribuir para a elaboração de instrumentos que visam favorecer a gestão do conhecimento;
– Contribuir para o cumprimento e monitorização das metas definidas nos indicadores do projeto, de acordo com o sistema de Monitoria e Avaliação com base em Resultados;
– Executar todas as tarefas relevantes, dentro das suas competências atribuídas pelo Coordenador/a, pelo Coordenador Adjunto e pelo Camões, I.P.
- Gestor/a de Fundos - Projeto PRO-JUST, Moçambique (consulte os Termos de Referência aqui).
Local: Moçambique
Condições: Contrato de cooperação ao abrigo da Lei n.º 13/2004, de 14 de abril, com a redação do Decreto-Lei n.º 49/2018, de 21 de junho
Data prevista de início de funções: 1 de janeiro de 2026
Duração: 12 meses (com possibilidade de renovação)
Se estiver interessado, envie a sua candidatura, juntamente com o seu curriculum vitae e certificado de habilitações para