Recrutamento de um perito em Literatura e Pedagogia

A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção, para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)

Prazo limite de candidatura: 28/04/2019

Enquadramento da ação

O PROCULTURA é uma Ação financiada pela União Europeia no âmbito do Programa Indicativo Multianual UE/ PALOP- Timor-Leste 2014-2020, cofinanciado e gerido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciado também pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo por objetivo contribuir para aumentar o emprego e criar atividades geradoras de rendimento no setor cultural, com três componentes de intervenção: Recursos Humanos; Difusão e comercialização da música e artes performativas e Criação e publicação de literatura infantil-juvenil.

Principais Responsabilidades

O perito formador em literatura e pedagogia (PL) será responsável pela implementação da atividade de formação de educadores e professores com capacidade replicadora junto dos seus pares para utilização da literatura infantil-juvenil como recurso didático-pedagógico. Trabalha em itinerância em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, onde deverá consultar em permanência os Assistentes Técnicos da Ação.

Reportando ao Coordenador de Projeto (em Maputo) na fase de instalação da Ação e ao Gestor de Projeto (na sede do Camões I.P.), na categoria de Perito, terá como principais responsabilidades:

  • Identificar e selecionar, em conjunto com as autoridades competentes de educação, os educadores, professores e formadores que, nos seis países, ocupem funções chave nas escolas de formação inicial de professores e nos dispositivos de formação contínua existentes, com capacidade, liderança e motivação para aprenderem e replicarem técnicas de utilização da literatura infantil-juvenil como recurso principal de ensino-aprendizagem;
  • Preparar planos e programas de formação e adaptá-los contexto de cada país, integrando textos e materiais da literatura infantil-juvenil do país e de outros PALOP-TL;
  • Realizar um primeiro curso de formação teórica nos seis países, seguido de uma formação de consolidação de conhecimentos em contexto de serviço, decorridos cerca de seis meses, com observação de aulas e discussão de medidas de aperfeiçoamento com os docentes;
  • Apoiar os Assistentes Técnicos na divulgação da componente de subvenções da Ação para a vertente de literatura infantil-juvenil e facilitar a participação dos interessados, incluindo apoio à formulação de projetos, garantindo a sua relevância e qualidade.
  • Requisitos

 

Nove Obrigatórios:

  • Licenciatura ou formação superior na área de estudo das ciências da educação e literatura;
  • Mestrado nas áreas de estudo do desenvolvimento curricular e/ou cooperação para o desenvolvimento;
  • Formação específica e/ou experiência relevante em ensino de Português como segunda língua;
  • Experiência mínima de oito anos em ensino de literatura em contextos de desenvolvimento;
  • Experiência mínima de oito anos em formação de professores;
  • Experiência mínima de seis anos em projetos de educação nos PALOP ou em Timor-Leste (pelo menos em dois países) e em funções exercidas nestes países;
  • Capacidade de comunicação em crioulo de Cabo Verde e/ou da Guiné-Bissau;
  • Conhecimento de línguas:
    • Proficiência na língua Portuguesa;
    • Proficiência na língua inglesa.

Cinco Preferenciais:

  • Formação específica em literatura infantil-juvenil;
  • Formação específica em educação e desenvolvimento;
  • Experiência profissional relevante em planificação estratégica e/ou gestão de ciclo de projeto (conceção, execução, acompanhamento e avaliação de projetos);
  • Conhecimentos relevantes de uma ou mais línguas nacionais dos PALOP-TL;
  • Publicações literárias relevantes.

 

Competências Mínimas

  • Excelente capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal
  • Competências de liderança, gestão de equipas e trabalho em equipa;
  • Competências de análise, sistematização e síntese;
  • Competências de gestão do tempo, resolução proativa de problemas e trabalho autónomo;
  • Competências para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em países em desenvolvimento, designadamente, capacidade de negociação com múltiplos detentores de interesses divergentes;
  • Orientação para resultados.
  • Disponibilidade para trabalhar e viajar em contextos muito exigentes, quando necessário, nomeadamente aos PALOP-TL.

Local de Trabalho

Lisboa

Será pedido ao perito em literatura infantil-juvenil que faça duas viagens, a cada país, nomeadamente Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e que aí passe o tempo necessário, conciliável com o tempo de duração do contrato, para selecionar e conhecer os educadores e professores beneficiários das ações de formação, formá-los e acompanhar as suas aulas.

Prazo limite de candidatura: 28/04/2019

 

O processo de candidatura deverá ser feito através do registo no site www.cnorey.com (https://www.cnorey.com/pt/areas-actuacao/recrutamento-e-seleccao/)